terça-feira, 10 de novembro de 2015

Projeto Finalizado!

          Olá a todos!

          Nosso projeto para este semestre foi finalizado! E com sucesso!

         Os circuitos foram montados, acoplados ao gerador e ensaiados, onde pudemos confirmar seu funcionamento. Apresentamos a situação final do projeto:

Gerador


                O gerador é o grande responsável pelo funcionamento dos circuitos. É ele que irá fornecer a energia suficiente para alimentarmos as cargas que podem ser acopladas no projeto. Uma das características deste gerador é que ele fornece uma tensão alternada e não contínua como geradores pequenos, comumente encontrados no mercado. Acionando a alavanca de giro, conseguimos medir tensões de até 21vac. Aliado a isto, temos uma caixa de engrenagens que é responsável pela multiplicação da rotação fornecida pela manivela até o eixo do gerador.

Retificador


                Com a tensão fornecida em corrente alternada, foi necessária a retificação desta tensão para podermos alimentar os demais circuitos, que funcionam em corrente contínua. Construímos então um retificador em ponte, para que a onda senoidal pudesse ser retificada em um sinal contínuo.

Voltímetro digital



                O voltímetro digital é o responsável por fornecer a leitura da tensão retificada do gerador. Por ser digital, temos uma maior precisão dos valores medidos. Este voltímetro substitui nosso voltímetro de barra de leds, que era bastante impreciso, mas muito didático visualmente, para compreender a variação de tensão no circuito.

Carregador USB


                O circuito do carregador USB possui como o próprio nome diz, uma saída para conexão de cabos USB, que podem ser utilizados para carregamento de celulares, baterias (Power Bank) ou outros dispositivos que precisem de uma alimentação via USB. A saída fornece uma tensão de até 6v, independente de oscilações de tensão maiores que este valor, obtidas pela geração.

Carregador de pilha e bateria


                Com este circuito, podemos conectar pilhas o baterias recarregáveis que poderão ser utilizadas para os mais diversos fins desejados pelo usuário.

Coletor de tensão auto-oscilante


                Este dispositivo, ao ser alimentado com tensões baixas, consegue realizar uma elevação desta fonte através do chaveamento obtido pelo transistor e com o uso do indutor. Este coletor auto-oscilante de tensão intensificada pode ser conhecido popularmente como “Joule thief” (ladrão de Joule).

                Com isto, concluímos mais uma etapa do Projeto Integrador deste segundo semestre de 2015.


                Nosso muito obrigado a todos que participaram direta ou indiretamente deste projeto até aqui! Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário