terça-feira, 3 de novembro de 2015

O retificador de tensão

Alguns circuitos necessitam trabalhar com corrente contínua. Dentre vários dispositivos, as baterias são responsáveis por fornecer este tipo de sinal, ou seja, são fontes de corrente contínua. Desta forma, para que a carga utilizada por uma bateria seja reposta, necessitamos fornecer a ela um sinal de entrada em corrente contínua.

A fonte de energia disponível no âmbito doméstico é aquela fornecida pelo concessionário de energia. Ela é fornecida em corrente alternada, ou seja, a fonte oscila em ciclos positivos e negativos respeitando uma determinada frequência e período na sua onda. Desta forma, para que possamos alimentar a bateria, é necessário retificar este sinal alternado em contínuo através do uso de um retificador.

O circuito retificador de onda completa nada mais é que um circuito que transforma a corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC). O sinal de corrente alternada de entrada é convertido num sinal elétrico em corrente continua, ao circular pela ‘ponte’ formada por quatro diodos. Com a ponte retificadora, os dois semiciclos (positivo e negativo) do sinal de entrada circulam pelos diodos o modo de ligação dos 4 diodos utilizados, causando um rebatimento na parte negativa da senoide:

Figura 1: esquema de funcionamento da ponte retificadora. 
Fonte: http://eletronicos.etc.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário