domingo, 19 de abril de 2015

Teste com imãs permanentes

     Apesar da nossa pesquisa a respeito do motor Perendev levar à conclusão de que no momento é extremamente difícil de ser executado, resolvemos fazer um estudo empírico a respeito do comportamento do campo magnético de ímãs permanentes.
     Para isto, fizemos o uso de alguns ímãs permanentes de neodímio, onde os mesmo foram dispostos de forma a observar os campos magnéticos de atração e repulsão e como eles poderiam ser utilizados no projeto.
     Os ímãs de neodímio utilizados possuem um campo magnético bem intenso, mas ao mesmo tempo são bastante frágeis mecanicamente. Durante os nossos testes, ocorreram alguns choques mecânicos que causaram a ruptura de alguns ímãs. Outra característica é que, apesar do campo magnético intenso, os ímãs de neodímio podem perder completamente seu magnetísmo se submetidos a temperaturas acima de 120ºC.
     Ao manipularmos os ímãs, tivemos que tomar muito cuidado com objetos magnéticos próximos. O campo magnético destes ímãs podem danificar de forma permanente dados contidos em HDs, causar estragos em monitores tipo CRT e apagar dados contidos em cartões magnéticos.

Figura: Ímãs de neodímio

Nenhum comentário:

Postar um comentário