terça-feira, 7 de abril de 2015

Projeto X – Parte I: Identificação, pesquisa e resultados.

     O Projeto Integrador USF 2015 trouxe como foco principal a “Energia”, um tema bastante amplo e diverso, incentivando a pesquisa nas mais diversas áreas correlatas ao tema. Uma área em específico chamou a atenção do grupo: a geração de energia doméstica através da criação de um dispositivo capaz de fornecer energia elétrica de forma constante e estável e atender a demanda residencial, a princípio.
     Existem no mercado alguns dispositivos que podem ser utilizados na geração de energia elétrica doméstica: placas fotovoltaicas, geradores eólicos, etc. Nosso projeto se baseia na possibilidade da geração de energia utilizando um motor Penderev para impulsionar um gerador. O motor Perendev utiliza o campo magnético de imãs para acionamento rotacional do eixo.
     Foram pesquisados vídeos a respeito de motores magnéticos, onde vários deles nos chamaram a atenção, mostrando o funcionamento deles. Mas ao mesmo tempo, encontramos outros vídeos onde o funcionamento do motor não correspondeu ao desejado.
     Foi feita então uma pesquisa bibliográfica, onde encontramos alguns artigos a respeito. Um deles, de origem do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da UNICAMP, denominado “Construção de um motor magnético do tipo Perendev” apresenta os conceitos a respeito da energia magnética e a aplicação através da construção deste tipo de motor. Mas ao final dos ensaios, chegou-se a conclusão que ainda não seria possível obter o êxito desejado e que haveria a necessidade de mais estudos.
     Outro artigo, extraído do site da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP – também aborda a construção de um rotor magnético, com a utilização de imãs permanente de neodímio, chamado motor IEVE. Da mesma forma, os resultados obtidos não foram aqueles desejados e o motor não funcionou.
     Além destes artigos e da pesquisa em livros e sites, nossa equipe conversou com professores do próprio corpo docente da USF, onde os mesmos orientaram a respeito dos problemas apresentados em um dispositivo como este. Foi citado o princípio da Conservação da Energia, onde a energia não pode ser criada nem destruída, mas somente transformada de uma espécie em outra.
     Em virtude dos dados e opiniões coletadas para nosso projeto e, levando-se em consideração questões relacionadas ao processo construtivo do mecanismo, onde haveria a necessidade de maiores estudos e habilidades das quais a equipe ainda não possui, chegou-se ao consenso de substituir, de forma temporária, a elaboração deste dispositivo e retomarmos a sua concepção em um momento mais oportuno.

Bibliografia:

LOPES, FELIPE R. Relatório Final: Construção de um motor magnético do tipo Perendev. www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530.../FelipeR-Campoy_RF.pdf. Acesso em 06/03/2015.

NACCHERI, F., BEZERRA, I, MARTIN, M., SHINZATO, R. Motor Magnético. www.unimep.br/phpg/.../flavionaccherivilardacosta_trab564_v2.doc. Acesso em 06/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário